domingo, 16 de outubro de 2011

25 DE OUTUBRO: DIA MUNDIAL DO MACARRÃO


Adria e Basilar ensina como combinar massas, molhos e ingredientes para preparar pratos adequados e saborosos


Massas longas

Massas longas combinam com margarina ou manteiga e parmesão, molho de tomate, molho pesto ou molhos preparados com frutos do mar. Muitos debatem sobre cortar ou não a massa antes de cozinhar. Muitos acreditam em mantê-las inteiras, enquanto outros defendem que cortá-las torna o cozinhar e comer mais fácil. Não há certo e errado. O importante é que cada um defina o que é melhor para o seu gosto.

As massas da Basilar e da Adria não precisam mais de óleo durante o cozimento. Elas já trazem em sua composição ingredientes que as impedem de “grudar”. Água e sal são suficientes para prepará-la. Outra dica importante é deixar cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia porém resistente à mordida.
   

Espaguete - indicado para molhos com tomate, peixes ou à base de óleo.
Furadinho - comprido e com furo no meio, esse corte é usado com pesto, molhos que levam pancetta (espécie de toucinho da culinária italiana), vegetais e queijos.

Ninho - com o formato longo e grosso é uma ótima opção para ser servido com frutos do mar.

Fininho - comprido e fino pode ser consumida com tomates frescos e crus.



 Massas curtas

As massas curtas são as que apresentam a maior variedade de formatos. Por terem muitas curvas, absorvem melhor os molhos mais encorpados como molho branco ou quatro queijos e são ideais para o preparo de saladas. Esses formatos são mais fáceis de cozinhar.

  

Parafuso - ideal para molhos mais encorpados, como os que levam carne e vinho ou ricota, por exemplo, pois se infiltram nas voltas do macarrão.

Gravata - pode ser combinado com molhos à base de óleo e manteiga, tomate ou a base de queijo.

Nhoque - para ser servido com molhos de carne, tomate e manteiga.


Massas pequenas

Massas de formato pequeno são ideais para serem servidas em sopas, saladas ou apenas com molho de tomate leve. Combinam também com molhos de vegetais, como brócolis, couve flor, endívea, alcachofras, entre outros. As massas maiores para sopas são opções para caldos mais encorpados. O tipo de massa deve ser escolhido de acordo com os ingredientes da sopa.



Ave Maria e Padre Nosso - cortes indicados para sopas com feijão e para minestrone, tradicional sopa italiana de legumes.

Conchinha – indicado para sopas light com vegetais ou opções com lentilha.

Argolinha – muita utilizada para caldos de carne e vegetais.

Alfabeto – corte atrativo para as crianças. Além de ser a opção mais adequada para sopas, podem também serem servidos com molhos.



Massas curtas tubulares

As massas tubulares têm paredes mais grossas, o que as possibilita acompanhar não apenas molhos de tomate, mas também carnes, queijos e preparações cremosas. As que possuem a superfície riscada (como o pena duplo riscado) são mais indicadas para incorporar molhos à base de óleo que as de superfície lisa.

O tamanho dos ingredientes para acompanhar essas massas deve ser levado em conta. Por exemplo, cortes com tubos mais largos são ideais para molhos encorpados de carne ou brócolis, porque suas cavidades são largas o suficiente para capturar os pedaços da carne ou dos vegetais. Os tubos também são perfeitos para pratos assados e gratinados.



Penne - molhos com tomate, especialmente mais espessos, de carne ou cremosos.
Penne duplo riscado - corte desenhado especialmente para acompanhar molhos à base de óleo ou manteiga, criações com carnes e vegetais, e molhos consistentes de queijo.



Escolha a combinação que você mais gosta e bom apetite!

2 comentários:

  1. Rute, gostei d+ desses esclarecimentos, agora vou saber como usar as massas.
    Um abração!!!!!!!!!
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o blog! As orientações são bens uteis.
    beijos!
    Bia Costa

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.