quarta-feira, 17 de agosto de 2011

COMO ORGANIZAR A GELADEIRA

Dicas:
          - Tudo o que for colocado na geladeira, desde um ovo até uma garrafa de refrigerante, tem que ser lavados antes com água e sabão, pois a sujeira que está nas embalagens, vai contaminar outros alimentos.
           - Imagine: você coloca as laranjas na geladeira sem lavar, (elas estão cobertas com agrotóxico), e ao lado delas está um delicioso bolo, é claro que o bolo irá se contaminar!
           - Nunca coloque a comida com a vasilha descoberta, pois além de se contaminar, poderá pegar cheiro de outro alimento e/ou passar o cheiro para o outro e ainda a geladeira vai ficar com um cheiro horrível. Normalmente nosso olfato se acostuma com o cheiro de nossa casa, mas o das visitas não, por mais que a geladeira estiver limpa, o cheiro desagradável estará lá.
            - Os alimentos que deverão ser conservados na geladeira, são os perecíveis. Óleo, azeite, farinhas, sal, não devem ir á geladeira, eles tem que ser conservados em lugar seco. Agora tem algumas exceções como: o vinagre e o amido de milho, estes sim depois de abertos tem que ser conservados na geladeira.
             - Na 1ª prateleira sempre vão os que estragam mais rápido, logicamente tem que ser consumidos logo, pois sua validade é mais curta, como os: latícnios, carnes, sucos, ovos, vasilhas com comida, aquele bolo delicioso ou outro doce que você fez.
              - Na prateleira seguinte pode ir a pizza ou outro alimento que você vai consumir logo como as frutas, bem higienizadas. Se a fruta só foi consumida pela metade, então envolvá-a com plástico filme ou saquinho de plástico, (esses produtos você encontra nos supermercados com preços bem acessíveis, vale a pena comprá-los, pois é um bom investimento para a saúde), assim as frutas estarão bem protegidas e conservarão por mais tempo.
               - Não coloque nenhum tipo de alimento pronto, frutas, legumes ou verduras em sacolas plásticas (aquelas de supermercados), pois elas são feitas com produto a base de petróleo, e essa substância é cancerígena. (Não é à toa que os casos de cânceres estão aumentando cada vez mais em nossa sociedade). Você não quer pagar pra ver, não é? Não quero te assustar, só alertar.
                - Não coloque alimento enlatado na geladeira, se a lata estiver fechada, ela deve ser conservada em lugar seco (armário), mas se você usou só a metade do alimento, o resto coloque em um vasilha com tampa e conserve na 1ª ou 2ª prateleira da geladeira.
                - Na última prateleira, coloque os alimentos que precisam de descongelar, pois o certo é descongelar dentro da geladeira. (Como demora mais para descongelar, então coloque de um dia para o outro).
                - As verduras, legumes e frutas vão no último compartimento que é a gaveta.
                - Refrigerantes, cervejas e alimentos industrializados, ficam na porta, que é mais fácil de pegá-los e não são tão perecíveis, (pois contém conservantes), então não estragam com facilidade. (Mas não esqueça, eles também tem validade).
Seguindo todas essas dicas você terá sua geladeira sempre em ordem.
E nunca esqueça que o seu maior tesouro é a saúde. E você, somente você é responsável por ela.
            

Um comentário:

  1. Minha linda, estou maravilhada com seu trabalho
    Como você é talentosa!
    Um gde beijo.
    Letícia Leal

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.