quinta-feira, 1 de setembro de 2011

SOPA DE ERVILHA, TOMATE E FRANGO



Ingredientes:
                  - 250 gramas de ervilha seca
                  - 01 peito frango pequeno com osso
                  - 04 tomates sem pele em cubos
                  - 01 cebola grande ralada
                  - 04 dentes de alho amassados
                  - 02 folhas de louro grandes
                  - 02 colheres (sopa) óleo
                  - 01 xícara(chá) cheiro-verde picado
                  - 02 xícaras (chá) macarrão tipo conchinha
                  - sal e pimenta-do-reino a gosto
                  - água fervente

Modo de fazer:
                       Retire a pele do frango, corte-o em cubos e deixe a ossada inteira (o osso é que dá um sabor especial à sopa), coloque de molho em água com vinagre, por 15 minutos. Lave bem. Tempere-o com o sal e a pimenta.
                       Numa panela de pressão, frite o alho no óleo, quando estiver quase dourado, coloque os cubos de frango e a ossada e doure-o dos dois lados. Junte a cebola e o tomate, misture bem, ao murcharem, adicione as folhas de louro, o cheiro-verde e a água fervente(dois dedos acima). Feche a panela, quando pegar pressão, conte 20 minutos. Desligue e espere sair toda a pressão.
                        Lave a ervilha e coloque-a junto com o frango, volte a panela ao fogo, pegou pressão, abaixe o fogo, conte 10 minutos. Desligue.
                        Acrescente o macarrão, mexa bem, prove o sal, se precisar coloque mais. (Se você gosta de sopa com bastante caldo, então coloque mais 02 xícaras de água fervente). Feche a panela, pegou pressão desligue. Sirva a seguir acompanhada de parmesão ralado.


Dicas:
          - Toda sopa tem que ser feita com osso, para ficar saborosa. Então essa receita vai os ossos do peito de frango. Para facilitar a retirada dos ossos ao servir a sopa, ao prepará-la não corte a ossada, deixe-a inteira.
          - Essa sopa tem que ser feita com a ervilha seca (grão duro). Você encontra este tipo de ervilha na gôndola de grãos, do supermercado.

2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.