segunda-feira, 4 de julho de 2016

Macarrão tem papel importante no desenvolvimento do paladar e da mastigação das crianças

Basilar dá dicas de como incluir as massas na alimentação infantil

Em cada fase do crescimento a alimentação da criança sofre mudanças. Para ajudar os papais a entender sobre o desenvolvimento e paladar infantil, a Basilar, marca de massas líder em vendas no interior de São Paulo, em parceria com a nutricionista Beatriz Botéquio, da Equilibrium, consultoria da marca, dá algumas dicas.

Os recém-nascidos possuem uma alimentação exclusivamente líquida ou pastosa. A partir do momento em que os dentes começam a aparecer inicia-se a introdução dos alimentos sólidos. As massas desempenham papel fundamental nesse início da mastigação infantil. “O macarrão tem a consistência ideal durante o período de mudança da dieta líquida para a sólida”, explica Beatriz.

Outra vantagem, é que por ser um carboidrato, o macarrão fornece energia e disposição à criança, além de vitaminas e minerais essenciais para seu desenvolvimento e crescimento. A facilidade de preparo e a possibilidade de combinar as porções de massa com legumes, verduras e proteínas também fazem com que esta seja uma aposta certa para o cardápio infantil.

Na fase da alimentação pastosa, o macarrão pode fazer parte da papinha como fonte de carboidrato e se combinado com legumes e verduras fica ainda mais nutritivo. Quando a criança passa a comer alimentos sólidos, uma boa pedida é o macarrão à bolonhesa, feito com molho de tomate natural e carne moída, proteína que tem papel muito importante na alimentação da criança. “A proteína é responsável pela construção dos músculos e vísceras, além de outras funções como a contração muscular e constituição de hormônios, entre outras”, completa Beatriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.