domingo, 24 de julho de 2016

Tirolez dá dicas de alimentação para praticantes de atividades físicas

Incluir queijos nas refeições pré e pós-treino ajuda a manter o organismo em equilíbrio

Manter uma dieta saudável é essencial para todas as pessoas e, principalmente, para aqueles que praticam algum tipo de exercício físico. Isso porque os alimentos – como os queijos – são responsáveis por fornecer os nutrientes que dão energia ao organismo e o ajudam a continuar trabalhando em perfeitas condições. Diante disso, a Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, reuniu dicas que irão te ajudar a melhorar o desempenho nas atividades físicas, seja para uma corrida, caminhada ou academia.

Durante o treino, o gasto energético aumenta, e, consequentemente, o corpo necessita de mais nutrientes. Assim, consumir queijos nas refeições antes e depois dos exercícios físicos é uma boa sugestão. Pois, além de serem saborosos e leves, os queijos têm proteínas e minerais que ajudam o organismo a se equilibrar, de acordo com um estudo conduzido pela RG Nutri para a empresa.

O planejamento alimentar adequado às necessidades individuais, em relação ao tipo, quantidade e momento do consumo dos alimentos, é fundamental para manter e até mesmo melhorar a saúde dos que praticam atividades físicas. E a inclusão dos queijos nesse plano é muito importante, já que são alimentos capazes de oferecer a maior quantidade de nutrientes essenciais possíveis, sem contribuir com muitas calorias, açúcares e/ou gorduras em excesso, afirma o estudo.

Vejam algumas dicas de como uma alimentação adequada pode contribuir para o treino e como esses nutrientes fazem a diferença no organismo:

Carboidratos:
- Principal fonte de energia para o corpo, possibilita que os músculos se movimentem de forma rápida e eficiente;

- Apesar de os próprios músculos terem uma reserva de carboidratos (o chamado glicogênio muscular), ela não dura muito. Por isso é necessário ofertar este nutriente antes, após e, dependendo do tipo de treino, durante a prática;

- São encontrados nos cereais (arroz, milho, trigo, aveia, centeio), raízes e tubérculos e seus derivados como pães, massas, tapioca, polenta etc;

- A dica da Tirolez para o pré-treino é tomar suco de frutas e comer pão com o Creme de Ricota ou então preparar uma torrada integral com Cottage. Ambas opções são leves, nutritivas e muito saborosas.

Proteínas:
- Nutrientes fundamentais para a formação do músculo, pele, cabelo e anticorpos (células de defesa);

- As proteínas constituem cerca de 10-35% da composição do queijo, tornando o alimento fonte deste nutriente;

- Durante o exercício, os músculos sofrem lesões muito pequenas e, para repará-las, são necessárias novas proteínas. Esse processo é o que estimula o músculo a crescer, promovendo a chamada “hipertrofia muscular” ou aumento da massa muscular;

- Carne bovina, suína, de peixe e de frango, ovos, leite, iogurte e queijos são algumas das fontes de melhor qualidade e maior quantidade de proteínas;

- Todos os tipos de queijos contêm proteínas de alta qualidade. Boa parte deles também possui outros nutrientes importantes para o corpo, como cálcio, fósforo, selênio, zinco e a vitamina A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.