terça-feira, 7 de agosto de 2012

MACARRÃO NA ALIMENTAÇÃO INFANTIL


Macarrão tem papel importante no desenvolvimento do paladar e da mastigação das crianças


 
Basilar dá dicas de como utilizar os diferentes cortes e texturas, além do carboidrato, na alimentação infantil


 
Já foi-se o tempo em que o macarrão era considerado um alimento que engorda. Hoje já se sabe de seus benefícios nutricionais e que, quando acompanhado dos ingredientes certos, pode ser até aliado da dieta. O que nem tudo mundo sabe é que a massa é importante também para o desenvolvimento da alimentação infantil, e deve ser introduzida no cardápio da criança antes mesmo de um ano de idade.

Não apenas os cortes infantis - como o Alfabeto, da Basilar - são indicados para os pequenos. De acordo com a nutricionista Nina Galhanone Lotaif, "o macarrão tem a consistência ideal durante o início do processo de mudnça da dieta líquida para a sólida". Ele auxilia no desenvolvimento do reflexo de mastigar e engolir, e para isso pode ter formatos e texturas diferentes. Corte menores, utilizado para sopas, são apropriado para as crianças.
Mas as vantagens do macarrão não param por aí. "Por ser um carboidrato, o macarrão fornece energia e disposição à criança, além de vitaminas e minerais essencias para  seu desenvolvimento e crescimento", complementa Nina. A facilidade de preparo e a possibilidade de combinar as porções de massa com legumes, verduras e proteínas também fazem com que esta seja uma aposta certa para o cardápio infantil.
Quando a criança ainda está na fase da alimentação pastosa, o macarrão pode fazer parte da sopa com fonte de carboidrato. A partir do momento em que passa a comer alimentos sólidos, uma boa pedida é o macarrão à bolonhesa, feito com molho de tomate natural e carne moída, proteína que de acordo com a nutricionista " tem papel muito importante na alimentação da criança por ser responsável pela construção dos músculos e vísceras, além de outras funções como a contração muscular, constituição de hormônios, entre outros".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.