sábado, 18 de agosto de 2012

POLENTA TRADICIONAL



Ingredientes:
                  - 01 cebola média ralada
                  - 03 dentes alho amassados
                  - 04 colheres (sopa) óleo
                  - 04 xícaras (chá) água fervente
                  - 02 xícaras (chá) caldo de galinha, quente (ver dicas)
                  - 03 xícaras (chá) fubá
                  - 1.1/2 xícaras (chá) água fria
                  - sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:
                   Numa panela grande e de material grosso, frite a cebola e o alho no óleo, quando estiverem dourados, despeje (com cuidado, pode espirrar) a água fervente e o caldo de galinha, adicione o sal e a pimenta-do-reino e mexa bem.
                   Numa tigela, misture a água fria com o fubá, mexa bem para que o fubá fique completamente umedecido. Abaixe o fogo da panela e vá adicionando a mistura de fubá com água, aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Tampe a panela (continua o fogo baixo) e mexa de vez em quando, até cozinhar bem a polenta. O ponto ideal da polenta é quando ela grudar bem no fundo da panela, estará bem cozida e bem saborosa. (De 15 a 20 minutos de cozimento). Coloque em um refratário, sirva a seguir com frango caipira (receita na postagem mais antiga) e salada de agrião.

Dicas:
       - Numa futura postagem, vou publicar a receita de cado de galinha caseiro. Mas você pode utilizar meio tabletinho de caldo de galinha industrializado, dissolvido nas 02 xícaras (chá) água quente.
        - Eu não adiciono queijo e nem creme de leite na polenta, pois estes ingredientes deixa ela mais calórica. Prefiro ela com o sabor tradicional.



                  
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.