segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Glúten na dieta




Cortar alimentos com glúten da dieta não garante perda de peso
 
Proteína presente em produtos feitos de trigo, como as massas, é proibida apenas para celíacos e para aqueles que sofrem de alergia e intolerância à substância

Caixa de texto: Doença Celíaca  Existem algumas pessoas que sofrem de uma doença crônica na qual o organismo não tolera a ingestão do glúten. “Estas pessoas, conhecidas como celíacas, realmente precisam cortar o consumo dessa proteína da dieta”, explica Alessandra Godoy.  A nutricionista conta que quando um celíaco consome glúten o corpo produz uma resposta inflamatória que destrói determinadas células do intestino. “Ou seja, o corpo produz anticorpos para destruir as células do seu próprio corpo. Por isso ela é considerada uma doença auto imune, como lúpus e diabetes tipo I”, completa Alessandra. Segundo a Organização Mundial de Gastroenterologia, uma em cada 200 pessoas no mundo sofrem da doença celíaca.  Nas dietas mais recentes, o glúten é apontado como grande vilão da perda de peso. Ele nada mais é do que uma proteína presente em cereais como trigo, centeio, cevada e aveia e nos alimentos feitos com esses cereais, como é o caso das massas. Uma dieta sem essa proteína é indicada somente para quem tem intolerância à substância, alergia ou, ainda, aqueles que sofrem da Doença Celíaca, como explica Alessandra Godoy, nutricionista da Equilibrium. “O glúten em si não engorda e a ciência ainda não comprovou que ele seja prejudicial para indivíduos não celíacos, ou que possuam alergia ou intolerância ao glúten”, diz Alessandra.

A verdade é que a perda de peso causada pela exclusão do glúten da alimentação vem da restrição nos alimentos ingeridos e a consequente redução na ingestão calórica diária. “Ao retirar alimentos com glúten a pessoa naturalmente vai consumir menos calorias, pois grande parte da alimentação natural é composta por estes alimentos”, explica Alessandra. “Mas não é o glúten que causa ganho de peso e sim os acompanhamentos gordurosos e calóricos consumidos juntos que podem dificultar o emagrecimento”, reforça.

O grande problema da dieta que proíbe o consumo de alimentos com glúten é a redução do carboidrato, presente nas massas, por exemplo. Os principais efeitos sentidos por quem restringe o consumo de carboidratos são cansaço, dores de cabeça, sonolência, fraqueza, falta de concentração, tontura e até desmaios.

Manter uma dieta balanceada, com quantidades adequadas de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais é essencial para o bom funcionamento do organismo. “Os carboidratos presentes nas massas são responsáveis em fornecer nutrientes energéticos necessários para o corpo realizar nossas atividades normais, como andar e trabalhar”, explica a nutricionista.

Consumir macarrão, na quantidade correta e com os acompanhamentos indicados, pode até contribuir na redução do peso. Isso acontece porque a massa combinada com proteínas magras, como peixe ou carne branca, proporciona uma saciedade mais prolongada. Segundo Alessandra, a quantidade ideal média recomendada para um adulto é de dois pegadores de massa (200 gramas do alimento cozido) numa refeição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.